Incentivos à poupança são insuficientes Economia 08/02/12, 01:04OJE O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, disse ontem que a taxa de poupança em Portugal tem vindo a cair, estando abaixo de outros países europeus, considerando que os incentivos à poupança têm sido insuficientes para contrariar esta tendência. "Acumulámos, durante mais de uma década, excessivo endividamento", afirmou durante a cerimónia de tomada de posse da nova mediadora do crédito, Maria Clara Machado, apontando para os dados do Banco de Portugal (BdP) de junho de 2011, que revelam que o endividamento das famílias é de 130% face ao rendimento disponível. Vítor Gaspar acrescentou que a taxa de poupança em Portugal "é baixa quando comparada com a de outros países da Zona Euro", salientando que "os incentivos à poupança têm sido, até agora, insuficientes". O governante frisou que a desalavancagem exigida ao setor financeiro terá impacto sobre o crédito concedido, considerando que um dos desafios que se coloca à economia portuguesa é conciliar a redução do endividamento das famílias com respeito pelas necessidades de quem recorre ao crédito. Daí, defendeu a promoção da literacia financeira dos portugueses, já que só com cidadãos "bem preparados financeiramente" se forma "uma sociedade mais capaz". De resto, a promoção do conhecimento dos portugueses sobre as matérias financeiras é uma das prioridades estipuladas pela nova mediadora do crédito. "O estudo sobre literacia financeira, promovido (no ano passado) pelo BdP, revela que há grupos populacionais com carências, sobretudo os cidadãos com baixos níveis educacionais e de rendimento", realçou Maria Clara Machado, explicando que esta lacuna "dificulta a capacidade para a escolha de produtos adaptados às suas necessidades e perfis de risco". Sobre a sua nova missão, substituindo João Amaral Tomaz, disse que o seu objetivo é "ser útil para o país", num período de dificuldades económicas, financeiras e sociais. ![]() ![]() ![]() COMENTÁRIOS 1 Se o governo usasse de boa fé, pagaria aos portugueses o mesmo juro que paga aos estrangeiros.
Anónimo
Mais um ministro com memória curta.
Esquece-se da machadada dada pelo Estado nos pequenos aforradores que detinham Certificados de Aforro.
Autêntico roubo.
Credibilizem as atitudes próprias e a do Estado se procuram a confiança dos portugueses.
Anónimo
se o Governo criasse incentivos de poupança talvez a taxa de poupança aumentasse... não é aumentando a taxa liberatória do juros dos depósitos como fez o ano passado que vai conseguir resultados!
Anónimo
17/05/12, 09:03 Espanha entra em recessão com queda de 0,3% do PIBEspanha entrou oficialmente em recessão económica, depois de registar no primeiro trimestre do ano uma queda17/05/12, 08:00 PIB do Japão cresce 4,1% no último trimestre do ano fiscalO Produto Interno Bruto do Japão cresceu 4,1% entre janeiro e março, encerrando o terceiro trimestre17/05/12, 01:06 Desemprego dispara para recorde de 14,9%A taxa de desemprego em Portugal atingiu os 14,9% da população ativa no primeiro trimestre deste ano, valor
Artigos relacionados
|