PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Receita fiscal cai 3,5% até maio
Economia
22/06/12, 18:10
OJE/Lusa

A receita fiscal do Estado caiu 3,5% nos primeiros cinco meses deste ano por comparação com o mesmo período de 2011, segundo o boletim de execução orçamental hoje divulgado pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

 
Na quinta-feira, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, reconheceu que "a informação disponível sobre o comportamento das receitas não é positiva".
 
Os números hoje divulgados mostram uma quebra de 5,9% no montante recolhido através de impostos indiretos nos primeiros cinco meses do ano, compensado parcialmente por um aumento de 0,3% nos impostos diretos.
 
O Governo previa no Orçamento do Estado para 2012 (OE212) que a receita fiscal do Estado crescesse 2,9%; este valor foi revisto ligeiramente em baixa no orçamento retificativo, mas continuava a esperar-se que a receita dos impostos aumentasse.
 
No retificativo, o Executivo previa receitas fiscais de 35 135 milhões de euros, quase mil milhões de euros a mais que os 34 164 milhões de euros cobrados em 2011.
 
A quebra de 3,5% nas receitas fiscais é mais profunda que a registada em abril. Até maio, as receitas fiscais do Estado ascenderam a 13 097 milhões de euros - uma redução de 480 milhões de euros face ao mesmo período de 2011.
 
Praticamente todos os impostos indiretos estão abaixo dos níveis de receita atingidos nos primeiros cinco meses do ano passado.

0  Comentários
0 votos
21/05/13, 17:46

Famílias continuam a desinvestir na dívida pública nacional

As famílias continuam a tirar as suas poupanças da dívida pública portuguesa, com o valor aplicado em Ver Notícia
21/05/13, 16:54

Depósitos em Portugal estão "completamente seguros", garante APB

Os depósitos em Portugal estão "completamente seguros" e o sistema bancário português "não está na mesma Ver Notícia
21/05/13, 16:46

Conserveiros ibéricos querem setor fora do acordo UE/Tailândia

Os industriais de conservas de peixe portugueses e espanhóis defenderam hoje a exclusão das conservas do Ver Notícia
Artigos relacionados
pub
NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES